
Foi com grande animação que, no passado dia 21 de Abril, nos dirigimos à Academia de Santo Amaro (ASA) para voltar a participar, pelo 3º ano consecutivo, no encontro de Tunas Mistas da Olissippo – o III Caravelas.
Assim que chegámos, pousámos os instrumentos e passámos uma boa tarde de convívio, a participar em jogos e atividades com o resto das tunas presentes: a TAI – Tuna Académica do IADE, a Vetuna – Tuna Mista da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa e, claro, a anfitriã Olissippo – Tuna Mista de Lisboa.
Desligámos o cabo que ligava a nossa vida aos tais jogos para jantarmos e nos prepararmos para entrar em palco. Vozes aquecidas, instrumentos afinados e ala p’ró palco.
A nossa atuação foi ligeiramente diferente do habitual, contando com diversas estreias: uma música nova, novos solistas, uma porta estandarte recente e ainda um novo apresentador. Começámos então por tocar o novo original “Uma Bica”, escrito e composto por Bernardo “Estrela” Gonçalves e Daniel Silvestre, seguindo-se de “Alma Perdida”. As adaptações “Eu Sei” de Sara Tavares, solada pela nossa “Pahtrícia” Duarte, e “Um contra o Outro” dos Deolinda vieram depois. Para terminar, tocámos a “Ala P’ra Rusga” e saímos de palco com o “Hino à Nova”.
Mas a noite ainda tinha muito para dar. Depois das atuações das outras tunas presentes e da entrega de lembranças simbólicas, visto tratar-se de um encontro, ainda houve tempo para dar uns passos de dança na própria academia. E como se isso não bastasse, acabámos a festa no Hawaii , nas docas de Alcântara.
Pudemos repousar no Clube Boa Hora antes do último evento deste III Caravelas: uma grande almoçarada. Não faltaram sardinhas assadas nem bifanas, para nos darem força depois da noite anterior. Mas acima de tudo, nunca faltou boa disposição. E a ASA teve, de facto, mais encanto na hora da despedida…
Queremos agradecer à Olissippo pelo convite e também à nossa guia “Alcaparra” (ela bem insistia que era “Alcagoita”, mas a nós não nos enganam), que tanta paciência teve para a nossa excitação durante todo o encontro. Por este ano, a caravela já ancorou – mas a ForTuna espera ansiosamente pela próxima viagem!
Publicado por Catarina "Mimo" Saldanha no dia 25 de May de 2012