Foi com muito gosto e encanto que a ForTuna regressou a Coimbra no passado fim-de-semana de 16, 17 e 18 de Março, a convite da Desconcertuna – Tuna Mista da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, para participar no III (Re) Cordas – Festival de Tunas Mistas da Desconcertuna, em conjunto com a SenaTuna (Tuna Académica da ESTH), a TAGES (Tuna Académica de Gestão de Santarém), a Quantunna (Tuna Mista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra) e a EnfTuna (Tuna Académica da Escola Superior de Saúde de Portalegre).
Após 2 horas de intensa viagem, chegámos à Praça da República em Coimbra, onde conhecemos os nossos guias: Salvador e Catarina. Daí, encaminhámo-nos para as Cantinas Amarelas, onde jantámos.
Já de barriga cheia e ânimos restaurados, dirigimo-nos até ao Café Santa Cruz, onde ia decorrer a Noite de Serenatas do festival. A ForTuna foi a última tuna a atuar, brindando o público com Jura, adaptação de Rui Veloso, serenata solada por Duarte Azevedo, e Eu Sei, adaptada de Sara Tavares, solada por Leonor Almeida.
Findas as Serenatas, a ForTuna dirigiu-se para o Theatrix, para uma grande festa, como já vem sendo hábito. No final da noite, recolhemo-nos para a Escola Secundária José Falcão, onde descansámos até Sábado.
Acordámos refrescados para um churrasco no pátio da escola, que nos serviu para almoço (e no caso de alguns elementos mais comilões, lanche). A tarde foi marcada pelos divertidos jogos realizados entre tunas nas Químicas da Universidade de Coimbra, sempre com muito convívio e boa disposição. Após jantar no mesmo local, dirigimo-nos então para o Teatro Académico Gil Vicente, onde decorreram as atuações. A ForTuna foi a primeira tuna a atuar, tendo marcado o seu tempo em palco não só com uma música original dedicada ao tema do festival, “Pedro e Inês”, mas também com o seu novo instrumental, “Ecstasy of Gold”, de Ennio Morricone, da banda sonora do filme “O Bom, O Mau, e o Vilão”.
Após a atuação de todas as tunas a concurso, foi a vez da Desconcertuna subir a palco para fechar o festival e entregar os prémios, com a seguinte distribuição:
- Melhor Serenata: EnfTuna
- Melhor Instrumental: ForTuna
- Melhor Original: EnfTuna
- Melhor Porta-Estandarte: EnfTuna
- Melhor Pandeireta: TAGES
- Tuna Mais Mista: EnfTuna
- Tuna Mais Tuna: TAGES
- Melhor Tema (Prémio Pedro e Inês): TAGES
- Melhor Tuna: EnfTuna
Ficámos bastante satisfeitos e orgulhosos pelo reconhecimento de Melhor Instrumental, especialmente por ser uma estreia em palco!
Findas as atuações, dirigimo-nos ao Theatrix. No entanto, a noite ainda reservava outro evento importante para a ForTuna, que se concretizou na passagem a Tuno de Dalila, Aninhas e Joana, que estão de parabéns! Com esta notícia, a ForTuna celebrou o resto da noite, regressando no dia seguinte a Lisboa.
Queremos agradecer o convite à Desconcertuna, e dar os nossos parabéns pelo excelente festival, que nos rendeu muitas (Re)Cordações, alegria e boa disposição!
(Fotos da actuação no TAGV capturadas e gentilmente cedidas por Ana Filipa Silva, da Secção de Fotografia AAC)
Publicado por Tiago Ramos no dia 30 de March de 2012