Foi no passado dia 21 de Março que nos dirigimos ao Barreiro para mais um festival, A Fragata – IV Festival de tunas do Barreiro, organizado pela ESTBarTuna, Tuna Académica da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, para mais uma grande noite de atuações e diversão, que contou com a participação a concurso da SenaTuna, TAEB, Tunapapasmisto, e com a presença da TAFUL.
Ao chegar à Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, onde iria decorrer o festival, e após termos sido acolhidos pelo nosso guia David, a quem devemos um grande obrigado, seguimos para o jantar que teve como ementa principal o convívio entre as várias tunas.
A TAEB deu inicio á noite de atuações, seguindo-se da SenaTuna. Após a Tunapapasmisto ter atuado, a ForTuna subiu a palco, iniciando a sua atuação com o original “Alma Perdida”, seguindo-se “Amanhece o Cais” o mais recente original da ForTuna, na voz de Tomás “Estrelita” Gonçalves, depois “Eu sei” de Sara Tavares interpretada por Patrícia Duarte, o nosso instrumental “Escstasy of Gold” de Ennio Morricone, o original “Uma Bica” solada por Bernado “Estrela” Gonçalves, “Um Contra O Outro” uma adaptação dos Deolinda e por fim o tradicional “Ála Prá Rusga”. Seguiu-se a TAFUL e a tuna da casa, ESTBarTuna, encerrou a noite de atuações, restando-nos apenas aguardar pelo veredicto do júri e a entrega de prémios aos vencedores:
A noite continuou até de madrugada, alimentada pelo convívio e alegria das tunas, que fizeram deste mais um festival inesquecível.
Mas o fim de semana não estaria completo sem dia 22 seguirmos caminho para Sintra, para comparecer ao IX ETTEL, organizado pela TEL, Tuna de Enfermagem de Lisboa, para o que prometia ser mais uma noite cheia de camaradagem e muitas guitarradas, que iria decorrer no Salão de S.Miguel, com a participação da Tunistica, Real Tuna Académica NeOlisipo e a Tuna Sabes.
Ao chegarmos ao local do encontro, tivemos o primeiro contacto com os nossos guias, Cristiana “Crisdenciais” e “Biñ-Kabouki”. Um grande obrigado por nos terem “aturado” ao longo da noite. A seguir a um pequeno momento de convívio musical, seguimos com grande satisfação para um delicioso jantar.
Bem alimentados e preparados, deu-se o tão esperado momento: a TEL fez as honras da casa e foi a primeira a atuar. Com um nervoso miudinho, a ForTuna iniciou a sua atuação com o original “Alma Perdida”, seguida de “Eu Sei” de Sara Tavares, solada por Patrícia Duarte, a nossa adaptação dos Deolinda, “Um Contra o Outro”, o “Uma Bica” solada por Rafael Pereira,e por fim, o tão já conhecido original “Ála Prá Rusga”. Seguiu-se a Tuna Sabes, seguida da Real Tuna Académica NeOlisipo e por fim da Tunística. A TEL subiu novamente a palco para a entrega dos prémios de participação ás tunas presentes.
Após um grande espectáculo, a festa continuou para os presentes, sempre caracterizada pelo grande espirito tunante que a todos nós contagia.
Desde já um grande agradecimento á ESTBarTuna e á TEL pelos convites que nos proporcionaram grandes momentos neste fim-de-semana tão especial, e que nos possamos reencontrar novamente num futuro próximo.
Publicado por Massas no dia 3 de April de 2014