Dia 16 de Novembro marcou o início de mais um grande Portus Alacer, festival de tunas de Portalegre organizado pela Enftuna. Os carros da ForTuna foram chegando, munidos de gente bem-disposta que não se deixou abalar pela chuva torrencial e trovoada presentes na viagem. Seguiu-se a jantarada de convívio pré-actuação, na cantina do IPP.
O espectáculo com ritmo alentejano começou depois de todas as tunas a concurso – escstunis, Magna Tuna ApocalISCSPiana e Tuna Económicas – terem não só o estômago mas também o espírito aconchegado. A nossa prestação iniciou-se com “Toada de Portalegre”, em homenagem à tuna anfitriã, e com o nosso original “Alma Perdida”. Passámos então à serenata, “Eu Sei” de Sara Tavares, solada pela nossa Pahtrícia Duarte, e seguimos com o nosso recente instrumental “Ecstasy of Gold”, original de Ennio Morricone. Para terminar, estreámos em festival o novo original “Uma Bica”, escrito por Bernardo “Estrela” Gonçalves e Daniel Silvestre, e acabámos com a canção de marca da nossa tuna: “Ala Prá Rusga”. Durante a actuação ainda introduzimos um gostinho africano aos sons do Alentejo com os Alentejo Som Sistema e aproveitámos a ocasião para publicitar o inovador Chaparro Portátil.
Segue-se a distribuição dos prémios:
Findo o espectáculo, ala pró Kapajota começar a festa! Esta noite ficou marcada especialmente pela passagem dos recentes tunos Nuno “Elvas” Lopes e Virgílio Candeias. No meio de tanta celebração, ainda ficou aberta a sessão “Buzina dos Segredos”, jogo para os caloiros e paraquedistas que durou até ao final do festival. A noite prolongou-se e só de manhã é que a tuna decidiu repousar por umas horas para poder continuar a desfrutar do convívio tunante em Portalegre.
Se a noite anterior foi longa, a que estava para vir ainda o foi mais. Mas antes disso retornámos à cantina para almoçar. Infelizmente a chuva nunca deu tréguas e o passa calles teve que ser cancelado e substituído por alguns jogos efectuados durante o resto do dia. Eram 15h quando a festa se reiniciou no Kapajota e onde ninguém teve descanso, dançando a tarde inteira ao som de músicas que muito nos animaram. E como se energia nos faltasse, à hora de jantar dirigimo-nos ao arraial para continuar a abanar o capacete até altas horas da madrugada. Tanto exercício ressentiu-se no dia seguinte, mas nada que uma boa pizza, boa companhia e memórias de um grande fim-de-semana não curassem.
Um obrigada aos nossos guias: TuiTy, Marmita e Rola, às tunas que nunca deixaram o espírito morrer e à Enftuna pela organização de um grande festival que deixará saudades.
Muitos parabéns Enftuna e até uma próxima Portalegre…cidade!
Publicado por Catarina "Mimo" Saldanha no dia 9 de December de 2012