Cartaz XII Mistuna
Nos passados dias 24, 25 e 26 de Abril, a ForTuna aventurou-se mais uma vez por terras distantes, desta vez rumo à região sul do nosso país, o Algarve. O XII Mistuna teve lugar na Universidade do Algarve, situada no campus de Gambelas, subordinado ao tema “Tunas Got Talent”.


Foto Faro 1
O espectáculo de talentos contou ainda com a participação da nossa tuna madrinha, TAISCTE – Tuna Académica do ISCTE-IUL, da escstunis – Tuna Académica da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, da Tuna de Enfermagem de Lisboa – Tuna Académica da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e extra-concurso a VicenTuna – Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, bem como a tuna anfritiã, a Real Tuna Infantina – Tuna Mista da Universidade do Algarve./br>
A recepção foi feita já a noite se tinha levantado e, apesar do cansaço, que não levou a melhor, foi em tom de festa que as tunas aproveitaram ao máximo o ambiente de animação que se fazia sentir. O fim-de-semana não podia ter começado de melhor forma, pois a ForTuna teve a oportunidade de receber duas novas caloiras: Alexandra “Laçinhos” Neves e Rita “Angélica” Pereira!

Neste festival, os talentos-sensação recarregaram energias na Escola Básica de Montenegro. Depois de um sono de beleza, regressámos à Universidade do Algarve, onde foi servido o almoço e onde, durante a tarde, as tunas partilharam não só conversas e guitarradas, como já é habitual, mas tiveram também oportunidade de disputar partidas amigáveis de voleibol. Foi também anunciado o prémio de Tuna Mais Bebedoura, que foi entregue à TEL. Depois das tunas fazerem o sound check, e depois do jantar ter sido gentilmente servido pela tuna anfitriã, era chegada a hora de dar início ao concurso de talentos que teve lugar no Grande Auditório de Gambelas.


Foto Faro 2
Tivemos oportunidade de estrear o palco, começando assim o espectáculo ao som de uma adaptação de Sara Tavares, “Eu Sei”, solada por “Pahtrícia” Duarte, seguida do nosso original “Alma Perdida” e do instrumental “Ecstasy of Gold”, uma adaptação da música de Ennio Morricone. Tomámos “Uma Bica”, solada por Rafael Pereira e Catarina “Bolito” Santos Silva e, por fim, como não poderia deixar de ser, para celebrar a vida, a alma e a boémia, presenteámos o nosso querido público com “Ála P’rá Rusga”, um original da ForTuna.

Terminadas as atuações foi com muita alegria que ouvimos a atribuição dos prémios. Parabéns a todas as tunas participantes pois juntas fizemos daquele espectáculo uma verdadeira demonstração de talentos! A distribuição foi a seguinte:

  • Melhor Pandeireta: escstunis
  • Melhor Porta-Estandarte: TAISCTE
  • Melhor Original: ForTuna
  • Melhor Arranjo Vocal: TEL
  • Melhor Adaptação: ForTuna
  • Melhor Instrumental: TAISCTE
  • Melhor Solista: ForTuna
  • Melhor Tema: escstunis
  • Tuna Mais Tuna: TEL
  • Segunda Melhor Tuna: TAISCTE
  • Melhor Tuna: ForTuna


  • Foi “Bailando” que seguimos caminho para mais um momento de muita música em que não houve uma “Única Mulher” que não se revelasse no verdadeiro “Show de Poderosas”. Quando a música terminou parecia que a festa tinha acabado mas era só “Jajão” pois noite dentro não faltou animação no convívio entre as tunas.

    Já o sol tinha começado a nascer quando voltámos à escola para descansar e, após um pequeno almoço bem recheado, seguimos viagem de regresso à nossa querida cidade de Lisboa. Queremos agradecer à Real Tuna Infantina pelo convite e aos nossos guias “Cagamelo” e “Patanisgas”. Obrigado por toda a paciência e apoio prestado nestes dias que vamos sempre recordar! Queremos ainda agradecer a todas as outras tunas com quem partilhámos não só o palco, mas todos os momentos marcantes deste XII Mistuna: à nossa tuna madrinha, TAISCTE, à esctunis com quem tivemos o enorme prazer de partilhar o autocarro e aos nossos amigos da TEL e da VicenTuna. Até para o ano Faro!


    Foto Faro 3

    Publicado por Angélica e Laçinhos no dia 29 de April de 2015

    • Discussão