Em Abril, já diz o ditado popular, “águas mil”. Mas apesar da chuva e mau tempo, foi com incrível prazer e orgulho que nos dias 13, 14 e 15 de Abril organizámos e apresentámos aquele que é para nós o evento mais marcante do ano: o XIII ForTuna – Festival de Tunas Mistas da Nova School of Business and Economics, que este ano contou com a presença da escstunis (Tuna Académica da Escola Superior de Comunicação Social), VicenTuna (Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa), Olissippo (Tuna Mista de Lisboa), Real Tuna Infantina (Tuna Académica Mista da Universidade do Algarve), e da anTUNiA (Tuna de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa). Esta edição do ForTuna teve como tema “As Quatros Estações”, tema esse que todos sentimos bem durante o fim de semana, graças às condições climatéricas instáveis.

O festival teve início durante a tarde de Sexta-Feira, com a chegada das tunas ao campus de Campolide da Universidade Nova de Lisboa. Depois de guardarem os seus instrumentos e de um pouco de convívio, as tunas dirigiram-se ao Refeitório da Residência, onde jantaram e socializaram mais um pouco, até ser hora de abrir as portas do Auditório Caixa Geral de Depósitos na Nova School of Business and Economics, onde iriam ter lugar as atuações da noite.

A anTUNiA, tuna convidada, deu início ao espetáculo, seguindo-se a VicenTuna e a escstunis, tendo a Olissippo e Real Tuna Infantina atuado após o intervalo. Terminadas as atuações das tunas a concurso, chegou a altura da ForTuna subir a palco, animando o público com a suas músicas, já bem conhecidas pela maioria dos espectadores presentes, e sempre com o apoio habitual de quem atua em casa, até ser o momento da entrega de prémios, que este ano tiveram a seguinte distribuição:

  • Melhor Pandeireta: escstunis
  • Melhor Porta-Estandarte: VicenTuna
  • Melhor Solista: Real Tuna Infantina
  • Melhor Instrumental: Real Tuna Infantina
  • Melhor Original: escstunis
  • Tuna Mais Tema: escstunis
  • Melhor Tuna: escstunis

  • Todas as atuações primaram pela sua alta qualidade, tendo a escstunis conquistado Melhor Tuna pelo segundo ano consecutivo no nosso festival. Depois dos prémios entregues e agradecimentos feitos, a ForTuna chamou a Velha Guarda a palco, para cantar, com todo o orgulho, a Cervejaria, o nosso hino.

    O festival mudou então do auditório para o pátio do mesmo, onde se realizou a festa pós-atuações que se prolongou noite fora.

    No Sábado o festival continuou, com as várias tunas a levarem a cabo, durante o período da tarde, o percurso do pasa calles por Campolide. Apesar da chuva e do vento, o pasa calles decorreu sem grandes percalços, tendo terminado mais tarde no SLC (Sport Lisboa e Campolide) onde as Tunas jantaram e apresentaram as suas Serenatas, tendo a seguir sido atribuídos os restantes prémios do festival:

  • Melhor Passa-Calles: escstunis
  • Melhor Serenata: Real Tuna Infantina
  • Tuna Mais Tuna: Olissippo

  • A festa continuou no SLC, com música, karaoke e muita animação o resto da noite. No dia seguinte, a Fortuna deu o seu almoço de encerramento, dando por completo o festival.

    Foi com muito esforço e prazer que organizámos estes 3 dias! Não foi fácil – nunca é – e por isso queremos agradecer a todos os espectadores, patrocinadores e tunas presentes, sem os quais o festival não teria sido possível. Esperamos ver-vos para o ano, para celebrar, além de mais um festival, os 20 anos que a ForTuna vai completar em Fevereiro. Faça chuva, sol, frio ou vento, a ForTuna estará sempre por cá!

    Publicado por Tiago Ramos no dia 21 de April de 2012

    • Discussão