Nos dias 25, 26 e 27 Abril, a ForTuna marcou presença no XVII Real FesTA, Real Festival de Tunas Académicas a D. Dinis, o Trovador, organizado pela Tum’Acanénica, Tuna Mista da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Para além da ForTuna, o festival contou com a participação a concurso de outras três tunas, sendo elas a escstunis, Tuna Académica da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, a TUSALD, Real Tuna Académica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, a Quantunna, Tuna Mista da F.C.T. da Faculdade de Coimbra, e contou também com a participação de duas tunas extra-concurso, a Augustuna, Tuna Académica da Universidade do Minho, e a Cuarentuna, Tuna de Veteranos de La Coruña-Espanha.
No dia 25, depois da chegada das tunas, de termos pousado as bagagens, de um belo jantar na cantina da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e de um pouco de convívio, as sete tunas reuníram-se na Praça Rodrigues Lobo, pelas 22h00, para as Serenatas à Cidade de Leiria, e os espectadores assistiram a um momento solene e descontraído, envolvidos pela beleza das serenatas e com uma vista esplêndida do Castelo.
Depois das serenatas, as tunas participaram num jogo organizado pela Tum’Acanénica, o “Peddy Coiso”, que levou as tunas a vários pontos da cidade para fazer pequenos jogos. Depois do jogo, a festa continuou na discoteca “Club Suite”.
No dia 26, depois do almoço, as tunas reuniram-se na Câmara Municipal de Leiria para uma breve recepção, tendo continuado, no resto da tarde, o “Peddy Coiso”. Pelas 21h00, o Teatro José Lúcio da Silva foi palco das actuações das várias tunas, que tiveram cerca de trinta minutos para apresentarem o seu repertório para efeitos de concurso, com a exceção da Augustuna e da Cuarentuna, tunas masculinas, cuja actuação foi extra-concurso.
O festival foi encerrado com a actuação da tuna da casa, a Tum’Acanénica, e com a entrega dos prémios:
A after-party teve lugar no Estádio Dr. Magalhães Pessoa e foi uma óptima oportunidade para conviver com as outras tunas e para relaxar depois das actuações. Além disso, a ForTuna conta com três novas caloiras, a Massas, a Bolo e a Mezzo. No dia 27 depois da hora do almoço, as várias tunas retomaram caminho para casa, depois de um belo e cansativo fim-de-semana.
Queremos agradecer mais uma vez o convite à Tum’Acanénica, e agradecer por tão bem nos ter recebido nestes dias. Foi um grande prazer ter partilhado mais uma aventura tunante com todas as tunas presentes neste festival, e esperamos que convívios semelhantes se repitam num futuro próximo!
Publicado por Mezzo no dia 30 de May de 2014